Pojeto de Intervenção

Universidade Estadual do Sudoeste  da Bahia - UESB 
Departamento de Química e Exatas - DQE
Curso de Licenciatura em Computação
Disciplina: Pesquisa da Prática Docente em Informática III
Docente: Rodrigo Santos de Queiroz
Discente: Juliene Felix de Santana e Silva


Projeto de Intervenção: Ferramenta de autoria – Jclic.




PROBLEMA:
Como o Jclic pode auxiliar na aprendizagem das pessoas com necessidades educacionais especiais?

PALAVRAS-CHAVE:
Softwares educacionais - aprendizagem - inclusão - Jclic.

OBJETIVO:
Utilizar o Jclic como ferramenta de aprendizagem para as pessoas com necessidades educacionais especiais.




METODOLOGIA:
O primeiro passo será selecionar os alunos, agrupando-os de acordo com as semelhanças das necessidades educacionais especiais. Em seguida faremos uma avaliação das potencialidades de cada aluno para o desenvolvimento das atividades, sendo estas: atenção, concentração, coordenação motora fina, leitura e interpretação. De posse destas informações, selecionaremos um conteúdo, que esteja sendo trabalhado na sala regular, que seja comum ao maior número de alunos.
Neste ponto, construiremos um objeto de aprendizagem com a ajuda do soft de autoria Jclic, onde depois de construído, será instalado nos PCs do laboratório de Informática da escola. Aplicaremos o jogo com o grupo de alunos selecionados que estiverem trabalhando com o conteúdo na sala regular. Durante esta aplicação estaremos avaliando o desempenho dos alunos no processo de execução da atividade onde estaremos revendo os erros e reforçando os acertos com finalidade de reestruturar o nosso projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário